Projeto MK-ULTRA
MK-ULTRA era o codinome de um projeto secreto da Agência Central de Inteligência americana, a CIA, que tinha como finalidade a realização de pesquisas com o objetivo de desenvolver metodos para o controle do comportamento humano, ou simplesmente, controle da mente.
O projeto teve início no anos 50 e estendeu-se pelo menos até o final dos anos 60, usando como cobaias cidadãos americanos. A documentação disponível sugere que inúmeros metodos ilegais, incluindo drogas variadas (tais como o LSD), foram usadas para alterar o estado mental dos indivíuos testados e assim obter o ‘controle da mente’. Atualmente é consenso que o MK-ULTRA envolveu diversas instituições universitárias conceituadas nos EUA e no Canadá, além de cientistas renomados.
O projeto nasceu no ambiente da guerra fria, em resposta à programas semelhantes desenvolvidos na União Soviética.
O MK-ULTRA tinha múltiplos objetivos, que incluiam, entre outros, a busca de uma droga ‘perfeita’ para interrogatórios de espiões soviéticos e a manipulação do comportamento de líderes estrangeiros. Por esta razão o projeto foi posteriormente desdobrado em vários outros, como por exemplo, o subprojeto 54, que era desenvolvido pela marinha dos EUA e tinha como finalidade o estudo de técnicas para ‘apagar’ seletivamente a memória dos indivíduos testados.
Alguns documentos secretos referentes ao projeto MK-ULTRA sobreviveram à destruição
Os afeitos às teorias conspiratórias já implicaram o MK-ULTRA em diversos acontecimentos históricos, citando, por exemplo, que o assasino de Robert Kennedy era cobaia do MK-ULTRA e estava sob o efeito de ‘controle mental’ quando cometeu o crime.
O projeto MK-ULTRA foi trazido ao conhecimento do público em 1975 pelo congresso americano, através das atividades do comitê Church. A maior parte do esforço investigativo, contudo, foi frustrada pela destruição ilegal da documentação do projeto, por ordem do então diretor da CIA, Richard Helms, em 1973.
Durante os anos 70 o projeto foi supostamente abandonado, embora este fato seja contestado por alguns, que afirmam que a CIA mantém ativo algo equivalente ao MK-ULTRA até os dias de hoje.
A pouca documentação ainda existente referente ao projeto é considerada altamente secreta.
Abaixo um video explicativo com cenas de testes do MK - ULTRA
0 comentários:
Postar um comentário